Empresa de radar Capella Space persegue visão persistente

Quando uma de suas “empresas para assistir” fica quieta por um período de tempo, você começa a se perguntar o que está acontecendo.

“Você ouviu notícias da Capella Space recentemente? Eles não deveriam ter lançado mais satélites até agora?” Perguntei a um colega jornalista em dezembro. “Sim, eu estava pensando exatamente a mesma coisa”, respondeu ela.

E então aparece a empresa americana e tudo é explicado. “Ah, então é isso que eles estão fazendo.”

A Capella está desenvolvendo uma constelação comercial de pequenos satélites de radar de abertura sintética (SAR) de baixo custo. Estes serão capazes de sentir a superfície da Terra em todos os climas, dia ou noite.

É uma atividade tradicionalmente dominada pelo Grande Governo – as agências espaciais nacionais e os militares – por causa da despesa e complexidade de fazer radar a partir da órbita.

Mas as tecnologias que estão sendo exploradas agora pelas empresas chamadas “New Space” estão desafiando as velhas formas de fazer as coisas.

A Capella instalou uma espaçonave “demonstradora” de 48 kg chamada Denali no final de 2018 e esperava segui-la com mais duas plataformas operacionais em 2019 e outras 12 em 2020.

Com esse lançamento gradual, o desempenho seria aprimorado constantemente.

Mas então, como o CEO Payam Banazadeh me disse, algumas mãos começaram a surgir de clientes em potencial que disseram preferir pular direto para as imagens de melhor qualidade dos satélites posteriores.

E assim a empresa tomou a difícil decisão de interromper sua implementação e antecipar atualizações futuras. Daí o período de silêncio em 2019, quando a Capella procurou reconstruir seu próximo lote de satélites .

“Ouvimos o mercado”, disse o ex-engenheiro da Nasa. “Nossos clientes iniciais estarão em defesa e inteligência, e estão ligados a alta qualidade e alta resolução. Portanto, precisamos ter certeza de que, desde o início, também somos conhecidos por isso.

“Porque já vimos isso com outros jogadores – é muito difícil mudar a percepção dos clientes sobre você depois que você já lhes deu um produto. Você será sinalizado e conhecido por esse produto, seja ele o que for, mesmo que seu a próxima iteração foi muito aprimorada “.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *