Problemas com voos? Veja os caminhos para ressarcimentos

Férias de final de ano chegando, depois carnaval, todas essas datas costumam movimentar bastante aeroportos de todo o Brasil. E no meio de tudo isso as chances de ter um de seus voos cancelado ou atrasado são bem maiores.

Isso tudo pode acontecer por imprevistos de excesso de tráfego aéreo, ou mesmo problemas climáticos, por exemplo.

Mas seja qual for o motivo para o voo atrasar, as companhas aéreas são obrigadas a prestar assistência aos seus passageiros. Mas você sabe do que tem direito em casos como esse, e como proceder?

Para saber mais sobre o assunto continue em nosso artigo de hoje.

Quando o voo atrasada até uma hora

Nos casos que o voo vai atrasar a partir de uma hora do hora previsto, o ideal é que a empresa faça uma comunicação, seja por internet, telefone, ou outra forma.

 

Quando o voo atrasa a partir de duas horas

Já quando o atraso começa a chegar em duas horas a empresa deve oferecer alimentação, a depender do horário. Isso pode ser feito por voucher para comer em algum local do aeroporto, ou mesmo lanches ou refeições disponibilizadas por eles.

Quando o voo atrasa a partir de quatro horas

Para os casos que os voos começam a atrasar mais de quatro horas a companhia já pode disponibilizar hotel para que os passageiros descansem (isso se for em horários noturnos).

Se o passageiro residir no local a empresa pode fazer um serviço de o buscar e levar em casa durante esse período.

A partir de quatro horas ou cancelamento

Já para os casos maiores de 4 horas ou mesmo quando o voo é cancelado, a companhia precisa oferecer alternativas para os passageiros.

Como por exemplo, reacomodação em outro voo, devolver o valor da passagem de forma integral, ou mesmo levar o passageiro por outra modalidade de transportes (isso quando possível).

Lembrando que é sempre o passageiro que escolhe o que ele prefere de todas essas alternativas, não é a empresa aérea que vai determinar.

 

Mas é importante ressaltar que se o passageiro remarcar sua passagem para outro dia. Contudo, é possivel escolher o seu dinheiro de volta. A companhia aérea não tem mais nenhuma obrigação assistencial naquele dia.

Quando o cliente opta por remarcar sua passagem, isso não lhe é cobrado em hipótese nenhuma! O passageiro pode escolher o próximo voo. Com isso, voar até mesmo em outra companhia aérea, ou pode escolher outra data. Mas nesse caso não pode viajar com outra companhia, somente a da compra.

Agora, se a opção foi mesmo a devolução do dinheiro isso deve ser feito em até sete dias. Dessa forma, a contar da data que o passageiro solicitou.

A devolução é feita pela mesma forma de pagamento, e se o passageiro concordar o reembolso pode ser feito a partir de crédito de viagem. Tudo isso é tratado diretamente no guichê do aeroporto!

Você gostou de conferir as informações do nosso artigo de hoje? Então, continue em nosso site para conferir muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *